"The Scream" por Edvard Munch
O suspiro não é a prerogativa somente dos namorados apáticos na esperança de se rever o a expressão de desencorajamento dum estudante enfrentando um dever de casa alem de sua habilidade intelectual. Na verdade. é tão inerente ao homem quanto o riso.
Todos os suspiros não tem o mesmo valor o sentido. Existem suspiros que se perdem na imensidade dum universo cruel, sem compaixão que resultam em desespero e morte, por falta duma resposta salvadora. Tal é a condição do ser humano sem Deus. Será que se pode achar respostas válidas ao misterio da vida sem fazer perguntas pertinentes? Na minha geração, o nihismo de Nietsche, o teatro do absurdo de Eugène Ionesco, as expressões artísticas como o retrato “O Grito”de Edvard Münch, a literatura e a vida dos grandes philósofos existencialistas como Sartre o Camus eram ao mesmo tempo guias e os fieis espelhos da alienação, do desespero e da perplexidade, experiencias de nossa vida moderna. Eles propuseram nenhuma solução frente à complexidade dos problemas cada vez mais intransponíveis. A influencia das suas filosofias e das ideologias modernas ilusórias resultantes só produziram uma fruta amarga envenenando a existencia da humanidade sempre mais perta do seu último suspiro.
No entanto, existe um outro suspiro que vem do mais profundo do ser humano. Em Eclesiastes 3:11, o Mestre mais sabio afirma que: “Ele (Deus ) fez tudo apropriado as seu tempo. Também pôs no coração do homem o anseio pela eternidade, mesmo assim ele não consigue compreender inteiramente o que Deus fez”. (A versão francesa diz o que Deus fez do inicio ao fim).
Eu acho que o suspiro expressa da melhor forma esta necessidade absolumente essencial do ser humano sufrindo do afastamento com seu Deus em busca do seu criador que é a única pessoa que pode satisfeitar este desejo.
O Senhor Deus é o Pai (Criador) de todos os espíritos humanos e ele quer guiar-nos por sua palavra, pelo som da sua voz no caminho de volta à nossa moradia eterna.
Números 27:15: “Que o Senhor, o Deus que a todos dá vida (Criador de todos os espíritos humanos), designe um homem como lider desta comunidade para entar e sair em frente deles (parafrase da versão Nova Versão International em Inglês) para que a comunidade não seja como ovelhas sem pastor”.
Quem quizer sair, e conhecer a liberdade, deve em primeiro lugar achar a porta que dá à vida eterna, à nosso destino. Quem é este homem, este guia, onde está a porta para entrar e sair, como alcanzar a ela? Tantas perguntas, tantos suspiros.
E será que você, esta fazendo as mesmas perguntas? Você conhecem os mesmos suspiros? Serão plenamente satisfeitos só com uma resposta que poderia encher o vazio que existe no mais profundo do seu coração. Deus já conhece todas seus pensamentos ainda antes que você pudesse os pensar. Na verdade é ele que o/a busca. Ele espera que você suspire sinceramente e reconhece que o vazio que este suspiro produz é realmente a necessidade sua de encher este vazio com seu amor, sua paz e sua vida.
Jesus o/a convida: "Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecaregados, e eu lhes darei descanso". Mateus 11:28.
Meus leitores e amigos, este post é o inicio duma estória/parábola titulada “A Árvore de Josué” Uma Parábola do Deserto” em varios episodios.
Então vamos nos encontrar de novo.
Até mais.
Jean-Louis.
No comments:
Post a Comment
Your comment is appreciated and helps me in choosing various subjects for my posts. Thank you. Ce blogger apprécie vos commentaires qui l´aident à choisir de nouveaux thèmes.. Seus comentarios são bemvindos e ajudam este blogger na escolha de uma variedade de temas.